terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Corpo Sonoro


Dando continuidade às ações do projeto Alvuras, estará realizando nos dias 22, 23 e 26 de Dezembro, das 14h às 16h, no Baluar7e, as oficinas Corpo Sonoro, seguidas de conversa interativa com o público - Tirando Ideias X - um bate papo interativo sobre o processo de criação da obra. A oficina será ministrada pela cantora Andréa Daltro e Ricardo Bordini junto ao Grupo X de Improvisação em Dança.

Gratuita, a Oficina Corpo Sonoro busca, através de experiências com o som estabelecer relações com o movimento que irão fomentar a pesquisa de Alvuras. O público participante será um colaborador nessa investigação  e troca de informações.

São poucas vagas, por isso garanta logo sua vaga, mandando email para grupoxdeimprovisacao@gmail.com

Foto que faz parte do acervo da pesquisa
   capturada durante uma visita no Museu do
Trage no Palau Real - Barcelona/Espanha.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Alvuras

O Grupo X de Improvisação em Dança com treze anos de pesquisa na área da dança investe em problemáticas ligadas às Políticas de Acessibilidades e cria espaços para reflexões e discussões acerca das possibilidades do corpo enquanto construtor de conhecimentos. Dando continuidade à sua produção artística, apresenta os passos iniciais de sua atual montagem, a obra  "ALVURAS”, contemplada pelo EDITAL  YANKA RUDZKA, APOIO À MONTAGEM DE ESPETÁCULOS DE DANÇA NO ESTADO DA BAHIA, FUNCEB.
ALVURAS...! investigação iniciada em outubro 2011, é uma proposta que nos convida a dar um passeio em períodos históricos do Sec. XIX (fragmentos), focalizando inicialmente o maneirismo, o modo de se vestir e espetacularizar a vida e, consequente transposição para o Sec. XXI. Queremos encontrar nesse trânsito os rastros comportamentais que foram corporalizados e que ainda reverberam no corpo no mundo atual.
A noção de Corpomídia ( GREINER & KATZ, 2005), onde tudo que o corpo faz se relaciona a seu modo de interlocuções possiveis, e a dança que esse corpo constrói se encontra em sintonia com o seu modo de ver e se situar no mundo, irá colaborar de que a dança o corpo que dança engendram processos colaborativos como um lugar de troca e de reflexões que transitam pelo exercício investigativo de codependência.Ou seja, o corpo uma coleção de informações,parte de um processo coevolutivo que diz respeito a experiência sociais, biológicas, culturais, politicas, psicológicas que vão constituindo modos de relações e de interações diversas que se atualizam o tempo todo.
Assim pensado, nos leva a crer que o corpo apresenta vestígios dos diversos diálogos que foram engendrados no decorrer do tempo, consequentemente, uma corporalidade engajada em vivências e experiências humanas, que provocam estados corporais diversos na construção de subjetividades.
Do Sec. XIX alguns recortes serão necessários (não diminuindo a complexidade e riqueza que o constitui) para podermos seguir um rota dos diversos rastros, que provavelmente irão se dar a ver durante as investigações. No momento nos debruçamos olhando o maneirismo, a moda, a música, a disciplina imposta ao corpo que influenciaram e desencadearam organizações e ajustes no modo de construção do movimento e como, onde eles reverberam no mundo atual. O corpo disciplinado, fabricado e propositor são assuntos que serão aqui abordados trazendo para as dicussõs Michael Foucault e Daniel Dennett e a Teoria do Corpomidia, citada anteriormente.  
A ideia da proposta se situa em compor com os elementos/fragmentos do SEC. XIX, possíveis interlocuções utilizando para isso uma aparência estilizada, metaforizando os processos comportamentais da época e a tendência velada da hierarquização nos comportamentos relacionados aos gêneros (a mulher subordinada a desejos e transgressões), discussão que atravessa tempos.
Através de narrativa recortada e fragmentada, a temática a ser elaborara irá passear por diversos acontecimentos que deram destaque ao período percorrendo o campo do exercício da memória para dialogar com os diversos entrecruzamentos que irão permear a obra coreográfica. Passado, presente e futuro coexistirão em um mesmo ambiente operando rompimentos a cada instante de sua continuidade transformando e atualizando os sentidos para além do tempo.
Uma das ações do projeto é a oficina “Corpo Sonoro”, ministrada pela cantora Andréa Daltro e o compositor Ricado Bordini - Escola de Música/UFBA, que aproximará os participantes do processo de elaboração dos elementos de cena, seu acervo, figurino e na criação e composição artística de dança associada a tais elementos e figurino, segundo as proposições temáticas deste projeto. Tais oficinas e pesquisa corporal/dança, associadas, se utilizarão de materiais recicláveis como papelão, plásticos, latas, tecidos, saco de entulho, sacos plásticos brancos e pretos para no contexto da cena interferir no movimento, aliando-se a coreografia com sua textura, tridimensionalidade e sonoridade para compor as cenas do espetáculo.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

foto de Marina Alfaya

Imperdível a programação do 2º Encontro O que isso? de Dança!

Mesas redonda desde a sexta-feira 25/11, com os Diálogos Cruzados entre Fafa Daltro, Estela Lapponi e Lenira Rengel, sobre questões voltadas à acessibilidade no campo da formação do dançarino com deficiência. 26/11 terá a mesEspaços (in)acessíveis (Políticas Públicas) com Carolina Teixeira, Lucas Valentim, Thulio Guzman, Carla Vendramin, Marília Cavalcante e Flávia Cintra (videoconferência). 27/11 Discussões que perturbam o corpo (Representatividade midiática) com Estela Lapponi, Edu O., Clara Trigo, Michel Fernandes (videoconferência)a Espaços (in)acessíveis (Políticas Públicas) Mediador/debatedor: Carolina Teixeira Debatedores: Lucas Valentim, Thulio Guzman, Flávia Cintra (virtual), Carla Vendramin, Marília Cavalcante e dia 27/11 teremos a mesa: Discussões que perturbam o corpo (Políticas Públicas). Mediador/debatedor: Estela Lapponi Debatedores: Edu Oliveira, Clara Trigo, Michel Fernandes (virtual).
Cirandão é o espaço onde os participantes inscritos podem apresentar suas pesquisas teóricas ou práticas, compartilhando suas experiências com todos. Acontecerá dias 26/11 e 27/11. Temos como convidados Ninfa Cunha, Ana Rita Ferraz falando sobre o Perspectivas em Movimento e o pessoal do ACC - Acessibilidade em Trânsito Poético, fazendo uma ciranda.
E o que dizer das oficinas/encontros do 2º Encontro O que é isso? de Dança, com Ana Luiza Reis, Carolina Teixeira, Carla Vendramin e Estela Lapponi? As propostas são interessantíssimas: Corpo na Educação, Processo criativo/corpo e(m) cena, Sincoronicidade e Conectividade/corpo e ambiente, Corpo Intruso.
As apresentações artísticas estão um luxo só! Quem não puder participar do Encontro, com certeza não vai querer perder as apresentações. Veja porque: Pequetitas Coisas Entre nós mesmos (Grupo Xde Improvisação em Dança) As Borboletas (Núcleo VAGAPARA), Intento 3257,5 (Estela Lapponi) e O Corpo Perturbardor (Edu O.).
Inscrevam-se, participem, divulguem!
Todas as informações no blog: www.oqueeissodedanca.wordpress.com   


terça-feira, 8 de novembro de 2011

INSCRIÇÕES 2º ENCONTRO O QUE É ISSO? DE DANÇA

Os inscritos deverão enviar para o email grupoxdeimprovisacao@gmail.com, os seguintes dados:

Nome Completo
Endereço
Número do RG e CPF
Breve currículo (10 linhas)
Comprovante de depósito/transferência scaneado

Dados para pagamento das inscrições:

R$ 40,00 (profissionais) R$ 20,00 (estudantes)

Banco do Brasil
agência 3457-6
conta corrente 803641-1

Fátima Campos Daltro de Castro

SUBMISSÃO DE TRABALHOS NO CIRANDÃO
Cada participante tem direito a submeter trabalho com exposição de até 15 minutos, no formato de: comunicação oral, posters, comunicação demonstrativa.

As propostas deverão  constar de título, autor, relato de experiência relacionado à pesquisa a ser apresentada, fotos e videos para facilitar a análise do trabalho. O texto deverá estar organizado em formato justificado, espaço 1,5, fonte ARIAL corpo 12, com o máximo de 5.000 caracteres, incluindo espaços.

PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS NA REVISTA FACED
Os artigos deverão abordar processos de construção do conhecimento via dança e relacionados à temática do Encontro. Devidamente formatados, revisados seguindo as normas da Revista FACED e atendendo às especificações da ABNT.

Nota: O encaminhamento dos trabalhos e artigos deverá ser feito até o dia 15 de Novembro de 2011.

Os trabalhos aceitos serão divulgados no blog até o dia 18 de novembro de 2011. 

Programação 2º Encontro O que é isso? de Dança

Programação

25/11
19h
Pequetitas Coisas Entre Nós mesmos (Grupo X de Improvisação em Dança) com audiodescrição
19h :30min
Diálogos Cruzados Fafá Daltro, Lenira Rengel e Estela Lapponi - com tradução em LIBRAS


26/11
09h às 12h
Encontro com Estela Lapponi (O Corpo Intruso) – com tradução em LIBRAS
Encontro com Ana Luiza Reis (O Corpo na Educação) – com tradução em LIBRAS

14h às 16h
Cirandão 1
Convidado: Projeto Poética da Diferença/ACCDANA59 E OS MONITORES DO ACC

17h
Apresentação: As Borboletas (Núcleo VAGAPARA) com audiodescrição
                          
17h:30min
Mesa: Espaços (in)acessíveis (Políticas Públicas) com tradução em LIBRAS
Mediador/debatedor: Carolina Teixeira
Debatedores: Lucas Valentim, Thulio Guzman, Flávia Cintra (virtual), Carla Vendramin, Marília Cavalcante

19h:30min
Apresentação: Intento 3257,5 (Estela Lapponi) com audiodescrição


27/11
09h às 12h
Encontro com Carolina Teixeira (Corpocena, oficina em movimento: percepção e autonomia criativa) – com tradução em LIBRAS
Encontro Carla Vendramin (Sincronicidade e conectividade na relação do corpo com o espaço e do corpo com outros corpos) – com tradução em LIBRAS
14h às 16h
Cirandão 2
Convidada: Ninfa Cunha e Ana Rita Ferraz

17h (PALACETE DAS ARTES RODIN BAHIA)
Apresentação: O Corpo Perturbador (Edu O.) com audiodescrição

17h:40min
Mesa: Discussões que perturbam o corpo (Políticas Públicas) com tradução em LIBRAS
Mediador/debatedor: Estela Lapponi
Debatedores: Edu Oliveira, Clara Trigo, Michel Fernandes (virtual)

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

2º Encontro O que é isso? de Dança


Esta semana foi publicado o resultado do Edital Demanda Espontânea, promovido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, confirmando a
aprovação do 2º Encontro O que é isso? de Dança.



CONFIRMADÍSSIMO!


De 25 a 27 de Novembro de 2011, acontecerá no Espaço Xisto Bahia, o 2º ENCONTRO O QUE É ISSO? DE DANÇA que tratará de questões relevantes em torno da invisibilidade e representatividade midiática de grupos profissionais de dança com pessoas com deficiência. As discussões girarão em torno de acessibilidade, profissionalização e inserção no mercado de trabalho de artistas/dançarinos com deficiência que não tiveram acesso a informação e formação em dança seja nos ambientes acadêmicos e espaços formais de ensino de dança. A proposta é discutir sobre a criação, elaboração e exposição da
dança do (no) corpo do dançarino com deficiência, para entender por que, com tantos grupos de dança circulando em diversos pontos do nosso planeta ainda se encontram nos patamares dos lugares invisíveis e sem representatividade midiática. Trazer essas discussões para o campo da pesquisa artística e acadêmica em dança, especificamente para questionar a invisibilidade das ações no entorno do corpo do dançarino com deficiência, é objeto desse Encontro.


A programação conta com oficinas, debates, cirandões, performances e espetáculos.

Em breve, publicaremos a programação com nomes dos convidados, espetáculos, horários das atividades, valores e prazos de inscrição.

Fiquem ligados no blog: http://encontrodedancainclusiva.blogspot.com/

domingo, 11 de setembro de 2011

Quando retorna o amor



Hoje é dia importante na História mundial, momento de refletir sobre o humano, sobre as diretrizes que tomamos e uma sensação de euforia e ansiedade aqui dentro, por outro motivo. Dia importante para nós, porque é o dia em que o amor retorna, vem nos fazer rir, dançar, pensar a vida com afeto. Lembrar de 7 anos juntos, de nossas famílias, de nossas vidas compartilhadas em recortes de tempo e se agrupam a todo o resto do ano e retomamos depois com mais vínculos, com outros amores....

Helene e Wil retornam hoje para celebrarmos os encontros. Questionarmos distâncias. Duvidarmos da geografia que teima em dizer o longe, mas como se tudo está tão dentro, tão perto?

Daqui a pouco reencontraremos o amor e isso é a maior prova de que 11 de Setembro pode ser celebrado com o mais belo que há na vida.


quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Eu desenhei uma estrada

"eu não fiz luta, eu construí, eu tenho evitado a guerra, muitos soldados bloquearam discussão, mas carrega o ar de nada Eu desenhei uma estrada"
Wilfrid Jaubert


http://wilfridartmacadam.blogspot.com/2011/08/euphorico-je-taime-ou-prendre-les-airs.html

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Je t'aimes recebidos

Je t'aime... simplesmente!!!
Ana Cecília

Iara Cerqueira

Dedico  ' amigo é casa' na voz de Zélia Duncan e Simone.
Grata, Cristal Rocha


Amigo é casa
(Capiba / Hermínio Bello de Carvalho)

Amigo é feito casa que se faz aos poucos
e com paciência pra durar pra sempre
Mas é preciso ter muito tijolo e terra
preparar reboco, construir tramelas
Usar a sapiência de um João-de-barro
que constrói com arte a sua residência
há que o alicerce seja muito resistente
que às chuvas e aos ventos possa então a proteger
E há que fincar muito jequitibá
e vigas de jatobá
e adubar o jardim e plantar muita flor toiceiras de resedás
não falte um caramanchão pros tempos idos lembrar
que os cabelos brancos vão surgindo
Que nem mato na roceira
que mal dá pra capinar
e há que ver os pés de manacá
cheínhos de sabiás
sabendo que os rouxinóis vão trazer arrebóis
choro de imaginar!
pra festa da cumieira não faltem os violões!
muito milho ardendo na fogueira
e quentão farto em gengibre
aquecendo os corações
A casa é amizade construída aos poucos
e que a gente quer com beira e tribeira
Com gelosia feita de matéria rara
e altas platibandas, com portão bem largo
que é pra se entrar sorrindo
nas horas incertas
sem fazer alarde, sem causar transtorno
Amigo que é amigo quando quer estar presente
faz-se quase transparente sem deixar-se perceber
Amigo é pra ficar, se chegar, se achegar,
se abraçar, se beijar, se louvar, bendizer
Amigo a gente acolhe, recolhe e agasalha
e oferece lugar pra dormir e comer
Amigo que é amigo não puxa tapete
oferece pra gente o melhor que tem e o que nem tem
quando não tem, finge que tem,
faz o que pode e o seu coração reparte que nem pão.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Mais uma convidada especial

Iara Cerqueira é a nossa chave de ouro, sempre. Dançarina convidada (fixa) do Grupo X, esteve conosco no espetáculo Os 3 Audíveis... Ana, Judite e Priscila, também no Euphorico Arreta (2008) e no Euphorico a céu aberto (2009). Agora, confirmou sua participação no nosso Euphorico: je t'aime.

É impressionante como as coisas estão acontecendo para esta edição do intercâmbio, como as pessoas estão agregando ao projeto.

EVOÉ!!!!!

Iara em performance no Euphorico a céu aberto (Cine Teatro Solar Boa Vista)

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Convidados importantes no Euphorico

Estamos muito felizes porque tivemos duas confirmações importantes para o nosso Euphorico: Je t'aime. Sempre que fazemos o Euphorico na França temos a companhia de músicos/compositores criando a trilha especialmente para o projeto. Aqui em Salvador, sempre que acontece o intercâmbio, é difícil termos um profissional da música pq não temos verba para pagar o cachê e a criação.

Este ano teremos a participção de Massumi, jovem músico da Orquestra Neojibá, que comprou a ideia, se empolgou com o convite e estará junto conosco, numa parceria linda que irá enriquecer muito nosso projeto.

A segunda confirmação é Profª Drª Lenira Rengel, mediando nossas Conversas sobre Cultura, dia 14/09, às 14h. Quando iremos discutir sobre autonomia, profissionalização, estretégias do artista com deficiência e óbvio, sobre o encontro do Grupo X com a Cia Artmacadam. Riqueza pura, né não?

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Je t'aime porque Je t'aime

Je t'aime porque espero chegar os amores daqui a pouco.
Je t'aime para cantar.
Je t'aime porque a dança fez isso com a gente.
Je t'aime porque é em mim que isso existe.
Je t'aime porque não podemos mais viver sem......
Je t'aime pra esperar dormindo.
Je t'aime para sonhar

Euphorico: Je t'aime é a sétima edição do intercâmbio promovido, anualmente, pelo Grupo X de Improvisação em Dança/Salvador junto com a Cia Artmacadam/França e este ano investigará as relações afetivas, os encontros, as distâncias, as aproximações. O que carregamos nessa mala-corpo, nesse peito, nesse olhar. Como enxergamos o outro e nos revelamos a partir disso.

Je t'aime como uma declaração ou uma confissão. Revelação ou simplesmente velar-se por trás do sentimento. O que utilizamos para sentir: carta, canção, soneto, flor? Piada, sorriso, lágrima, beijo, mar? Lua, sonho e travesseiro?

Cada um trazendo o seu próprio Je t'aime, compartilhando, oferecendo, negando. Gritando ou sussurrando. Simplesmente estando ali para alguém, para si mesmo.

Criadores/intérpretes: Fafá Daltro, Edu O., Hugo Leonardo, Wilfrid Jaubert, Helene Charles
Músico convidado: Massumi

PROGRAMAÇÃO

- Mostra Euphorico: Je t’aime
 21 de Setembro – 20h - Espaço Xisto Bahia

- Oficina Je t’aime. Permita-te um momento de... (GRATUITA)
13, 14 e 15 de Setembro – 09h às 12h – Sala de ensaio do Espaço Xisto Bahia

Oficina de criação e improvisação para estudantes, pessoas com deficiência  e  profissionais de Dança, onde serão compartilhados os processos coreográficos particulares das duas companhias, assim como a metodologia aplicada nesta edição do intercâmbio, compartilhando corporalmente a Poética do Encontro e mostra aberta dos resultados alcançados.

Inscrições para as oficinas, através do email: grupoxdeimprovisacao@gmail.com enviando NOME COMPLETO, IDADE, PROFISSÃO, FORMAÇÃO, ENDEREÇO, TELEFONE E UM "JE T'AIME" PARA O GRUPO.

Obs: Je t'aime pode ser um recado, uma música, uma flor, um desenho, poesia, uma palavra... o que vocês escolherem como seus "je t'aime"

- Ensaios abertos
13 e 15 de Setembro – 14h às 17h -  Foyer do Espaço Xisto Bahia

- Conversas sobre CulturaAutonomia: eficiências e estratégias em Dança .
14 de Setembro – 14h às 18h – Espaço Xisto Bahia
Mediadora: Lenira Rengel
Debatedores:
Wilfrid Jaubert e Helene - Cia Artmacadam /França.
Fafa Daltro e Edu O. Grupo X de Improvisação em  Dança/Salvador                                          
Ninfa Cunha – Organização Perspectiva em Movimento/Salvador

- Performances em espaços alternativos, estratégias e sobrevivência.
 16 de Setembro – 15h às 18h
Desenho de Edu O.

Importante: nesta edição contamos com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, FUNCEB através de sua Diretoria de Dança, Espaço Xisto Bahia, Conseil Régional Paca, Conseil Général du Var, le  Centre National et de Diffusion Culturelle de Châteauvallon la Ville de La Seyne sur mer.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Video oficial de Pequetitas Coisas

Uma saudade danada de dançar Pequetitas. Leve, gostoso de fazer e diz tanta coisa da gente mesmo. Quase um sussurro. Confissões de memórias elásticas e saudades internas do grupo. Despretensioso como é a vida. Sensação de acordar e viver mais um dia, sem querer dizer nada e por isso mesmo dizer tanta coisa.

Ass: Edu O.
(um bilhetinho de geladeira para vocês)

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Euphorico: Je t'aime


Euphorico: Je t'aime é a sétima edição do intercâmbio promovido anualmente pelo Grupo X de Improvisação em Dança/Salvador junto com a Cia Artmacadam/França que este ano investigarão as relações afetivas, os encontros, as distâncias, as aproximações. O que carregamos nessa mala-corpo, nesse peito, nesse olhar. Como enxergamos o outro e nos revelamos a partir disso. Je t'aime como uma declaração ou uma confissão. Revelação ou simplesmente velar-se por trás do sentimento. O que utilizamos para sentir: carta, canção, soneto, flor? Piada, sorriso, lágrima, beijo, Mar? Lua, sonho e travesseiro? Cada um trazendo o seu próprio Je t'aime, compartilhando, oferecendo, negando. Gritando ou sussurrando. Simplesmente estando ali para alguém, para si mesmo.

Ficaremos em pesquisa de 11 a 27 de Setmbro, com uma programação carregada de encontros:



Espaço Xisto Bahia

13, 14 e 15 de Setembro
Oficina de Criação e Improvisação com a Cia Artmacadam e Grupo X
09h às 12h
Grátis

13 e 15 de Setembro
Ensaios abertos no foyer do Espaço Xisto Bahia
14h às 18h
Grátis

14 de Setembro
Conversa sobre Cultura
16h
Grátis

APRESENTAÇÕES no palco principal do Espaço Xisto Bahia
21 de Setembro
15h e 20h
R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia)


Em breve mais novidades.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Sebo nas canelas

Estamos com a cara (num coletivo as caras se juntam e viram uma coisa só) metida nos editais, projetos, planejamentos, orçamentos, pensando no Encontro, Euphorico, Alvuras, Pequetitas. É muita coisa, mas é tão bom revermos nossos trabalhos, repensarmos o que havíamos planejado para o futuro que chegou, constatar as ligas.

O Euphorico está com a corda toda esta semana e por isso resolvemos lembrar aqui o que aconteceu ano passado, torcendo para que o Euphorico: Je t'aime que acontecerá em Setembro, seja igual aos outros, que os encontros se intensifiquem e que o fazer artístico nos transforme.

EVOÉ!

fotos de Gregoire Beaufils

segunda-feira, 23 de maio de 2011

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Pequetitas...



Criar e levar ao palco “Pequetitas” foi  como uma festa para amigos irmãos em casa. Bons vinhos, iniciativas que se somam na cozinha, quartos invadidos, livros e discos derrubados, móveis arrastados, apitos de telefones diversos, humor e ternuras ecoando ecoando.

Pessoas presentes, mesmo quando não comparecem. Fafá em Barcelona, Diane em Buenos Aires, Ricardo e Andréa a caminho dos Estados Unidos, Iara cuidando da família, Vitor na dissertação de mestrado. No palco, com nossos laços afetivos elásticos, eu, Edu e Vivy. Trocando recadinhos de geladeira na convivência poética e fraterna, reconhecendo em nós o tempo que tem amadurecido cada um, nos ritmos de estar e não estar juntos.

Sendo nós mesmos.

A dançarina Elke Siedler postou em meu facebook a sua impressão: “Um misto de melancolia e felicidade de sermos singulares nesta vida!”. Fechou.

Hugo Leonardo.

quinta-feira, 31 de março de 2011

Caminhos, Rotas, Silêncio...O Que Estará Acontecendo?

Um espaço silencioso e longo nas trocas de informações. Alguma coisa está sendo gerada...o que, o que será que estão tramando com essa ausência de cumplicidade? Espero, espero no resta um...para ver. Mapas divergentes e descaminhos irão emergir à sua frente escancarando o inesperado...Vamos ára a estória do metrô 3..Alvuras em seus estado nascente..hoje foram três, um acordeon, um sax e um pandeiro, o som invadiu os vagões enormes que levavam pouca gente...atravessou todo o espaço de cor cinza e branco e preto, colorindo-o...eu estava no metrô.


quinta-feira, 24 de março de 2011

Agora será MAPA das pistas do Grupo Xssssssss.

O entre...lugar dos acontecimento e das transformações.


Então não vai poder derrubar a água, sendo assim faz uma luz nela, na bacia com imagens, frases, das esperas, das perdas, das distancias, é um lugar onde podemos mirar e encontrar algum ponto de interesse comum de acontecimentos vividos (por onde tudo passa e a todos). Recados, bilhetes, parede de recado, bilhetes, lembranças, coisas, com datas em atraso, em cima da hora, nossos pensamentos comuns. Ambientar o lugar onde ele esta. Olhe as luzes de Natal.

Cartografia e pistas - Propostas para as viajantes com certa urgência.

"Na ponta da língua" (Fafá irá gravar e enviar um vídeo com esse estímulo). O mama mia...que hey de hacer...!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! la engenhoca eletronica no me ayuda.

Procurar a carta que está no seu quarto aqui no Brasil" (Diane irá gravar um vídeo com esse estímulo)...La cartografia de la habitación de la chica Diane. BREVE.



CARTOGRAFIA GRUPO X DE IMPROVISAÇÃO EM DANÇA


SO RESTA UM. (desroteiro de pesquisa)

Leitura do Poema " A Casa é Sua (Arnaldo Antunes), e escolha da estrofe :

A casa é sua
Por que não chega agora?
Até o teto tá de ponta-cabeça!
Porque você demora?

Pista 1.Experimentação de acionamentos corporais a partir da idéia do elástico.
Improvisação sem o objeto a partir das "Memórias Elásticas"(memória corporal da manipulação do elástico)
Pista 2. Seleção e ensaio de cenas geradas a partir da improvisação.
Despista 3. Tango " de ponta-cabeça" ( perna de Vivys dançam com os braços de Edu + cadeira )
Ponto de pista.4.Ponto Final "chega" (Hugo corpo gestual,braços amarrados, proibido usá-los, tal como os objetos...é proibido....Vai e Vem "Demora" (Vi e Edu no corredor)... o que fazem ai?

"Não me falta cadeira"....Hugo, descadeira, elástico e Edu.



quarta-feira, 23 de março de 2011

Sentados na bacia estão.

Iremos, mas lá no pequetitas coisas voces estão sentados na bacia e o fio imaginário visivel liga ViVy a Déia. A presença das ausências se instalam..percebo os rompimentos. Esta bacia guarda notas musicais, ideias ainda por fazer  enquanto espera, esperamos. Uma lanterna ilumina seu barulho invisivel ao arrastar-se. Barulhenta para lembrar e chamar a atençao de que coisas ainda virão....lembranças estão ali jogadas, misturadas.... 

ESTORIA DE BELAS ARTES 1

Estória de Bellas Artes 1:

Assim, entrou elegantemente no restaurante universitário, lindo. Olhares se cruzaram, alguns surpresos, outros desconfiados e outros risonhos escondidos. De sapato alto, magro e elegante, barba grande por fazer e cabelos na altura das orellhas deixando aparecer o brinco enorme dourado e verde, linda. Usava um blazer feminino beje, uma saia justa preta e blusa verde brilhante, lindo, linda, lindona ou lindão. O Mais interessante e que me chamou atenção eram suas pernas longas bem torneadas e femininas de pelos enormes que apareciam na transparência das meia finas. Seu sapato alto, altíssimo, sustentavam o corpo esguio feminino e sua masculinidade que apenas se apresentava na barba por fazer e nos pelos das pernas que se mostravam através da meia. Um performer ? Me lembrou a delicadeza de Tiago, a face barbada de Edu. Era uma mulher com coisas masculinas ou um homem com coisas femininas, na verdade feminino. Uma mulher elegante de barba e cabelos das pernas por fazer. Um corpo feminino, e levava uma sacola de papel de compras de alguma loja... Entrou, sentou fez o que tinha que fazer e saiu lindamente, sutilmente, elegantemente.



PEQUETITAS COISAS ENTRE NÓS .....

Pequetitas coisas...Não me falta cadeira nem bacia, não me falta sofá,  só falta você sentada na sala, só falta você estar, só falta o seu pé descalço para pisar, para as janelas se abrirem pra mim. Balançando as cores no varal, até o teto tá de ponta-cabeça. A casa é sua, abajur, sala de jantar, não me falta o tempo que passa,só não dá mais para tanto esperar,o peso desse relógio. Eles continuam sentados na bacia.
Idéias Corpos X de Improvisação em Dança em construção.
PEQUETITAS coisas de cada um, coisinhas, para mim titicas...coisititas...piiiiiiiiquititas!!!!!!!!!! , coisitas que nos inspiram e representam modos de organizaçõs XXXXXXssssssss, que falam sobre nós, sobre o mim de cada um. Um gesto, um suspiro, um gargalhar, um ajeitar ...e por ai vai. 

História do metrô 1

Historia do metrô chegando com um atraso de alguns disa.  Fafa (hoje no metro, uma casal de franceses).... entrei no metro rindo da minha estória, rindo de mim.....Aqui vai a MINHA estória... entrei na loja e disse, por favor, quero poner créditos en mi celular com tarjeta de crédito, aqui haz eso? --- (resposta da mullher da loja , ou seja, o que eu entendi)... um tabaco atrás da farmácia tem --- uma resposta direta....que atravessou o corpo ...sai da loja me acabando de rir até a entrada do metro (minnha hija, séria). Quando encontrei o casal de franceses que falei anteriomente — entrei rindo no metro, não conseguia me controlar(minha hija, ainda mais séria). De repente a mulher (casal Frances) começou a rir , e ria sem conseguir se controlar, e eu, olhando aquilo meus riso se calou, e comecei a rir por dentro da risada dela, ela levou um tempão rindo, seu corpo saculajava na tentativa de controle, eu ria por dentro encantada, parecia performance, foi demaaaaaaaaaaaaaiiiiiiiiiiiisssssssss e minha hija, mais do que seriaaaaaaaaaaaa.
Uma corporalidade de experiência do riso dentro e fora. Olha ai um dos corpos X...

Corporalidade X. Que corpo é esse que o Grupo possui? um corpo adornado, muito adornado, mas, se tirarmos os acessórios, os elementos, o que fica? O corpo, continua corpo com suas experiências , corpo com adornos ausentes , mas percebidos , presentes corpoadorno, corpomissangas, corpocolares, corpoenfeites.

Até mais.....

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Eu assino embaixo


Começamos a preparar Pequetitas coisas entre nós mesmos. Onde nossos olhares se cruzam... e vão além?

As valsas dos 15 anos de Sr. Ricardo. O varal. Sertanejando. Encontros. Lembranças X. Poetizando os dias e memórias. Piadas internas. Fotos. Desenhos. Palavras. Pretobranco. Colorido.

Eu assino embaixo