Histórico X


O Grupo X de Improvisação em Dança, projeto de extensão vinculado à Escola de Dança da UFBA sob coordenação do Profº Ms. Eduardo Oliveira, completa 22 anos de uma trajetória iniciada, em 1998, pelos professores Fafá Daltro e David Iannitelli. Desde então está dedicado à criação e pesquisa artística e educacional em torno da improvisação cênica como eixo norteador ou aglutinador. 

Também, interessa-se pelas questões ligadas à acessibilidade de pessoas com deficiência, sendo pioneiro em audiodescrição em Dança com pesquisa desenvolvida pelas professoras Fafá Daltro e Eliana Franco, resultando no espetáculo Os 3 Audíveis... Ana, Judite e Priscila, em 2008.

O Grupo X tem parcerias bem sucedidas e valiosas como: a Cia Artmacadam (França), com a qual tem estabelecido o programa de intercâmbio Projeto Euphorico (2004/2020), que resulta em encontro anual entre os dois grupos; o grupo TRAMADAN – Tradução, Mídia e Áudiodescrição em Dança, da Escola de Letras da UFBA; a Escola de Dança da UFBA, através de cessão de espaço para ensaios e aproximação dos alunos de graduação às atividades do grupo, além de suporte na forma de projetos de extensão universitária, ações que buscam ampliar espaços de circulação e discussão acadêmica e em ambientes comunitários sobre o processo artístico-pedagógico em dança com pessoas com deficiência.

Entre 2025 e 2026, o Grupo X realiza uma série de atividades (oficinas abertas ao público, intercâmbio internacional Euphorico, produção de um documentário e montagem da relaxei performance Dançando Godot), como ações do projeto de manutenção aprovado pelo Edital de Fomento a Festivais e Grupos Artísticos da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Em 2019, foi publicado o Livro do X com organização de Fafá Daltro e Edu O. e textos de diversos autores/artistas que trabalharam com o grupo: Claudinei Sevegnani, Hugo Leonardo, Aline Lucena, Kiran Gorki, Felipe Sousa, Helene Charles, Iara Cerqueira, Ana Clara Oliveira, Ricardo Bordini, Victor Venas, Natalia Rocha, Wilfrid Jaubert. O livro teve edição especial  com encadernação artesanal de Diane Portella e diagramação feita por William Gomes.

Destaca-se ainda sua produção artística com diversos prêmios, tais como:

ENCONTRA TEMPO (2025) - espetáculo produzido através do Edital Territórios Criativos Ano II da Fundação Gregório de Matos.

Videodança DANÇANDO GODOT (2022) - Festival Funarte Acessibilidança 2ª edição, 2ª Mostra Cine Pcd.

SE VOCÊ QUISER... (2018) - contemplado pelo Edital Setorial de Dança 2016/SECULT-BA com apresentações na Praça da Piedade, Largo do Santo Antônio e Largo da Mariquita.

FULANINHA'S (2018) - apresentações no Casarão Barabadá e Palacete das Artes

EUPHORICO (2004-2018) - Intercâmbio com a Cia Artamacdam/França

SUPERFÍCIES FLUTUANTES (2018) - apresentações no Congresso UFBA 2018 e Palacete das Artes

ANA TEM MEDO DO ESCURO (2017-2018) - com apresentações no ENEARTE 2017, Painel Performático da Escola de Dança da UFBA, I Encontro Regional da EAD em Dança (2017) e Palacete das Artes (2018).

SE QUISER, DEIXE SUA LEMBRANÇA! (2016 - 2018) - apresentações no Congresso UFBA 2016, Fórum Social Mundial 2018, Abril o Corpo (Teatro Gamboa Nova) e Festival VivaDança (ambos em 2018), Festival Faroffa no Sofá virtual (2020)

MAIS OU MENOS DEPOIS DO MEIO (2015)

NO JARDIM DE FULANINHAS (2014)

ALVURAS, com estreia em Agosto de 2012, foi contemplado pelo Edital Yanka Rudzka 2010 (Secretaria de Cultura do Estado da Bahia).

PEQUETITAS COISAS ENTRE NÓS MESMOS
– Abril da dança/FUNCEB (2011) - 2º Encontro O que é isso? de Dança

2º ENCONTRO O QUE É ISSO? DE DANÇA

1º ENCONTRO DE DANÇA INCLUSIVA? O QUE É ISSO? - Calendário de Apoio da FUNCEB (2010)

1 MIN. E ½ DE INSTANTES POÉTICOS:Laboratório de investigação em vídeo-dança e intervenção no Palacete das Artes Rodin Bahia (2010) - Edital de Apoio a Propostas de Formação Artística e/ou Qualificação Técnica na Área Museológica e Patrimonial/IPAC

VESTIDO CURTO NA ALMA DE DENTRO (2010)
- Ocupação Dos Espaços Culturais Da Fundação Cultural No Mês Da Dança/ Espaço Xisto Bahia

OS 3 AUDÍVEIS... ANA, JUDITE E PRISCILA (2008-2010), contemplado pelo edital FUNARTE de Dança Klauss Vianna 2009, espetáculo com circulação estadual e nacional, obra também contemplada pelos editais: Ocupação dos Espaços da Caixa Econômica – 2009; Edital De Circulação Ninho Reis – 2010 (Secretaria de Cultura do Estado da Bahia); Edital Tô No Pelô - Ocupação Das Praça Do Pelourinho (Fundação Cultural do Estado da Bahia); Plataforma Internacional De Dança – Pid – 2010. 

O espetáculo O Canto De Cada Um (2003/2004) levou a convites para participação em eventos internacionais, foi contemplado com o prêmio InCena Salvador 2003; Edital Quarta que Dança 2004; Festival Internacional Arte, Recreação e Criatividade 2004 (Funchal-Portugal); Segundas Cênicas – teatro ISBA - 2004.

ACONTECEU UMA VEZ E O EXTRAORDINÁRIO DO ORDINÁRIO - foram os primeiros espetáculos criados pelo Grupo X.