terça-feira, 19 de outubro de 2010

Os Tres Audiveis em Circulação



“OS TRÊS AUDÍVEIS... ANA, JUDITE E PRISCILA”,
                                EM CIRCULAÇÃO.
Circula pelo interior da Bahia, “Os Três Audíveis..,.Ana, Judite e Priscila”, do Grupo x de Improvisação em Dança, espetáculo premiado pelo EDITAL nº. 12/2009 NINHO REIS – APOIO À CIRCULAÇÃO DE ESPETÁCULOS DE DANÇA NO ESTADO DA BAHIA, através da Secretaria de Cultura – SECULT/Fundo de Cultura da Bahia e da Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB. Objetiva valorizar e difundir a dança no Estado da Bahia através da produção artística de grupos e artistas independentes, ampliando o espaço de circulação de suas produções. Paralelamente, viabiliza nos lugares/comunidades visitadas o acesso aos bens culturais produzidos por esses artistas.

Esse espetáculo já foi contemplado pelos Editais Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna (2007), Ocupação do Espaços da Caixa, Caixa Econômica Federal (2008), e Ocupação das Praças do Pelourinho, FUNCEB (2008) . O Grupo X de Improvisação em Dança, fundado em 1998, é dirigido e coordenado pelos coreógrafos e dançarinos Fáfa Daltro e Edu O.

A dramaturgia do espetáculo gira em torno do universo das relações interpessoais e explora com simplicidade e humor as relações do cotidiano do homem urbano. Distribuídos em quadros independentes e inter-relacionados, as cenas, revelam poeticamente a intimidade do limite de um espaço particular, um lugar escolhido e imaginado em sua limitação móvel que acolhe, expulsa e acalma revelando os fios sutis das relações entre as pessoas.

Além da mostra de espetáculo, o projeto oferece uma (1) audiodescrição, do espetáculo acima referido, para o acesso aos bens culturais para o público deficiente visual no momento da sua apresentação, realizado pelo grupo de pesquisa TRAMAD-Escola de Letras-UFBA, coordenado pela pesquisadora Eliana Franco, e o Grupo de Pesquisa TRAMADAN, Coordenado pelas pesquisadoras Fátima Daltro, da Escola de Dança-UFBA e Eliana Franco, junto ao Grupo X de Improvisação em Dança e ao Grupo de Pesquisa Poética da Diferença(PPGDANCA). Além disso, oferece oficinas de Dança em Improvisação em Cena, seguido de discussões com a comunidade com o propósito de estimular reflexões em torno de processos e configurações da dança no corpo do dançarino com deficiência.

O  grupo X de Improvisação estará circulando nas seguintes localidades:

22/10 – Itaberaba, com mostra no Auditório da Escola Luis Eduardo Magalhães as 20h, e entrada 1kg de alimento não perecível. Oficina de Improvisação em Dança seguida de discussões com os participantes - 09 às 11h, na Escola Luis Eduardo Magalhães, 30 vagas com entrada franca e inscrições no local por ordem de chegada.

24/10 – Capão - Circo do Capão – as 17h – entrada 1kg de alimento não perecível, e

Oficina de Improvisação em Dança - 09 às 11h - Circo do Capão, 30 vagas com entrada franca e inscrições no local por ordem de chegada.
29/10 Santo Amaro da Purificação – as 20h – entrada 1kg de alimento não perecível – Oficina

de Improvisação em Dança - 09 às 11h, Casa do Samba, 30 vagas com entrada franca e inscrições no local por ordem de chegada.

Especialmente em Santo Amaro o espetáculo será realizado com audiodescrição para pessoas com deficiência visual e intelectual, disponibilizando 30 fones.

Participam do Grupo X de Improvisação em Dança:

Coreógrafos/Interpretes: Fafá Daltro, Edu o, Hugo Leonardo, Jamiller Antunes e Iara cerqueira (convidada).

Dançarinas estagiárias; Diane Portella e Vivys Fontoura

Musico/compositor: Ricardo Bordini (assina a trilha sonora do espetáculo ao vivo)

Cantora/intérprete: Andréa Daltro

Áudiodescritora: Eliana Paes Cardoso Franco.

Iluminador: Fernando Lopes

Cenografia/Figurino: Zuarte

Videomaker: Vitor Venas

Cenotecnia: Rodrigo Serpa

Produção: AMPLA PRODUÇÕES E EVENTOS
O espetáculo “Os Três Audíveis – Ana, Judite e Priscila”, teve em sua trajetória o patrocínio da Petrobras, Fundação Nacional de Artes/ Centro de Artes Cênicas, Ministério da Cultura, Governo Federal e Lei de Incentivo à Cultura, Caixa Econômica Federal, Fundação Cultural do Estado da Bahia.

Informações:

Ampla Produções e Eventos

Catarina Gramacho – 71.3014-2221/ 8830-8426

catarinagramacho@uol.com.br

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Colóquio na Escola de Dança UFBA sobre Euphorico a page aberta

Performance de rua em Sanary (Foto de Agnés Jaubert)

Grupo x de Improvisação em Dança, coordenado pela Profa. Dra. Fátima Daltro, Escola de Dança da UFBA, e pelo coreografo/dançarino Edu O, retorna do bem sucedido intercâmbio internacional Brasil/França, através do projeto EUPHORICO: A PAGE ABERTA.

Este ano, o Euphorico: a Page aberta, do Grupo X de Improvisação em Dança contou com o apoio da Escola de Dança da UFBA através do Programa de Pós-Graduação em Dança-PPGDANCA e do Ministério da Cultura através do Edital do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural 2010. O projeto é resultado de um intercâmbio cultural entre o Grupo X Improvisação em Dança de Salvador-Bahia/Brasil, e a Cia Artmacadan, da cidade La Seyne sur mer/França (2004/2010), que vem discutindo e levantando reflexões sobre processos de criação e configuração dança improvisação, ênfase em acessibilidade. O intercâmbio do ano de 2010, teve como norte textos criados pelos dançarinos de ambas as companhias em torno de assuntos de interesses de cada um. A vasta programação do intercâmbio internacional contou com a participação do Grupo X em atividade de oficina, curso de curta duração, comunicação em àudiodescrição de imagens de dança, espetáculos em teatros e espaços urbanos e Congresso de Psicomotricidade.


Pesquisa para apresentação no Teatro Apollinaire (Foto Laura Petrosino)

O Colóquio com estudantes de Graduação em Dança e com o ACC- Acessibilidade em Transito Poético, é uma ação de contrapartida do projeto e tem a finalidade de compartilhar idéias e trocar informações vivenciadas no intercâmbio, bem como possibilitar o diálogo e a inserção de estudantes com outras culturas. Será oferecido oficinas de criação em dança em improvisação em cena e relato de experiência.


Dias: 15 de outubro de 2010. Local: Escola de Dança - Sala 04 - 13:30h as 16h. Grupo: ACC - ACESSIBILIDADE EM TRÂNSITO PÓETICO.

Dia: 18 de outubro de 2010 Local: Escola de Dança - Sala 6 Grupo: Modulo Estudo do Corpo II


Oficina para crianças, atividade de Clênio Magalhães (Foto de Edu O.)

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

OLHOS DE PEIXE: SÃO OS OLHOS QUE INDICAM A DIREÇÃO. (Euphorico a page aberta)

Por Fafá Daltro
Encontros acontecem a todo instante, uns mais afortunados com resultados promissores, outros com implicações rasteiras sem muito envolvimento, e aqueles que proporcionam desafios que fazem emergir modos diferentes de organização desestabilizando os hábitos e pensamentos comuns. Estamos nessa zona que é um lugar de trânsito  e mediadas por nossa incansável percepção. Tal modo de ser, estar e viver no mundo propicia o surgimento de comportamentos e diálogos diversos, que por sua vez estão relacionados a coleção de informação com as quais somos construídos. Interagimos singularmente e trocamos informações as mais diversas possíveis. Somos assim lançados num processo de construção de idéias e desejos que se imbricam, se misturam para dar vida a um tecido poético construído a partir de diversos olhares. Rompemos os hábitos mais comuns e somos levados por um fio norteador que se apresenta através de pequenos textos que são compartilhados, interpretados e explorados em sua nuances mais sutis. Nos lançamos numa aventura de interatividade trocando idéias, pensamentos, atitudes e gestos que nos distanciam, nos aproximam e nos atravessam. Somos corpos perfurados, perturbados pela invasão mediada pela percepção. Não estamos impunes nesse modo de criar danças, interferimos no mundo do outro ao mesmo tempo em que somos modificados. Temos olhos de peixe.
Foto  de Fabienne Frossard

Destaque em jornal francês

Journal Var Matin - 01/10/2010

domingo, 3 de outubro de 2010

Apresentações Euphorico 2010

Finalizamos neste  fim de semana a primeira fase do Euphorico 2010. Realizamos três apresentações (duas sessões na sexta-feira e uma sábado) sendo uma para crianças. O resultado foi o melhor possível. Trabalhamos durante nove dias em propostas do que poderia ser apresentado com improvisação livre em cena, desta forma, foram apresentadas três peças coreográficas diferentes. Completamente diferentes. Agora iniciaremos, a partir de amanhã, a fase de oficinas e performances de rua.










Fotos de Agnés Jaubert