quinta-feira, 5 de julho de 2012


Alvuras -RUMOS DA PESQUISA 
29/06/12

Pesquisa e confecção de saia para o espetáculo  realizada  pela Coreógrafa/intérprete Fafá Daltro e Assistente coreográfica Viviane Fontoura na Escola de Dança da UFBA.


Materiais: Sacolas plásticas e bexigas bracas

Foto: Viviane Fontoura




Confeccção de uma rede de sacolas amarradas aleatóriamente 






Foto: Viviane Fontoura


e posteriormente organizada no formato de uma grande saia inspirada nas damas do séc. XIX , além da criação de acessórios de cabeça inspirada nas perucas e chapéus extravagantes da época.

                         


Foto:Fátima Daltro
Edição: Viviane Fontoura
Em Alvuras o corpo se constitui alocado a uma experiência anatômica que antecede seu espaço-tempo e expõe rastros do passado através de uma leitura crítica na atualidade. Ao impor ao corpo o uso de figurinos inspirados no séc. XIX permite-se então analisar de que forma o corpo com todo o seu contexto atual reage e se percebe familiarizado com os trajes de época. Época em que se vestiam segundo a classe social, fortuna, razões políticas e religiosas. As mulheres com saias de aros enormes, cheia de babados e anáguas, além de espartilhos que impedem a execução movimentos básicos como se abaixar ,sentar e até respirar direito, demonstrando que as damas de classe não precisavam fazer esforços, pois possuíam criadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário