terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Teaser Se você quiser...


Por Edu O.

O espetáculo Se você quiser... tem uma importância muito grande para o Grupo X. Além de ser o trabalho criado para comemorar os nossos 20 anos, esse projeto - contemplado pelo Edital Setorial de Dança 2016 - possibilitou ao grupo estar nas ruas de Salvador, apresentando sua estética diferenciada e particular, oferecendo audiodescrição para quem quisesse experimentar, democratizando a arte para um público mais amplo.

Tivemos experiências marcantes com esse trabalho, como aquele encontro com o taxista que saiu do carro para dançar conosco, ao som de Roberto Carlos, na porta de Dona Judite, no Santo Antônio Além do Carmo; a participação de crianças em todas as nossas apresentações; a participação do pipoqueiro que nos acompanhou na última cena do Rio Vermelho; as flores de papel fazendo brisa nos corpos do pessoal do CAP, na Praça da Piedade; os barquinhos no jardim do Palacete das Artes...


Tantas lembranças que nos fazem perceber a importância de encontrar um público diverso, compreender a cidade como experiência estética, política e artística, de como devemos sair dos muros dos teatros, das Universidades, dos espaços que restringem os encontros; de como devemos nos encontrar.

Esse projeto também trouxe de volta o Grupo X para a cena local que, na maioria das vezes, é tão ingrata com seus artistas.

Pudemos compartilhar a experiência de 20 anos com artistas jovens que trouxeram novas rotas para nosso trabalho e junto com artistas experientes.

Trabalhamos com uma equipe engajada, competente, maravilhosa na produção, comunicação, fotografia, e video, fortalecendo a cadeia de produção da Dança, na cidade de Salvador.

Bem, penso que é importante frisar a importância da cadeia produtiva da Dança, nesse momento em que perdemos - cada vez mais - os recursos, os incentivos, quando os editais são escassos e os meios de financiamento desaparecem. A cultura dá emprego, gera renda, movimenta uma cadeia grande de serviços, comércio, transporte. Em cada espaço que ocupamos, fazemos girar a economia daquele local, com o público que também faz parte disso tudo.

Um espetáculo que tratava das nossas memórias coletivas e individuais que criava, a cada dia, novas memórias. Assim como é a vida!

Agradeço especialmente a Fafá Daltro, Natalia Rocha, Taynah Melo, Aline Lucena, William Gomes, Diane Portella, Iran Sampaio, Daiana Carvalho, Talita Avelino, Andréa Daltro, Rafael Rebouças, Joice de Oliveira Faria, Daniel Guerra, Aldren Lincoln, Mônica Santana, Karlene Rios, Bia Bem, Juniro Almeida e Iracema Vilaronga que fizeram parte dessa equipe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário