quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Descrição Cartaz de Alvuras


Cartaz do espetáculo “Alvuras”.

O primeiro plano mostra as informações do espetáculo dispostas de cima para baixo.
No alto, em letras brancas, os nomes dos artistas intercalados por um ponto Fafá Daltro . Andréa Daltro . Ricardo Bordini
Logo abaixo, lê-se “Alvuras”. A palavra Alvuras, em tom branco, está centralizada no alto do cartaz, e parece ter sido escrita à mão, evidenciando os ricos traços comuns à escrita do século XIX.
Sob Alvuras, lê-se em letras pequenas: “Este projeto foi contemplado pelo edital Yanka Rudzka de Apoio a Montagem de Espetáculos de Dança 2010”.
Pouco mais abaixo, em tom vermelho escuro e em negrito, o local e endereço do espetáculo: Baluar7e Casa de Arte - Ladeira do Baluarte, 07, Santo Antônio Além do Carmo”.
Exatamente no meio do cartaz, em tom vermelho escuro e centralizado, o período de duração do espetáculo e horários das apresentações: 09 a 12 de agosto, 17h e 19h.
Um pouco mais abaixo, no mesmo tom vermelho escuro, informação sobre capacidade de público do local e valor do ingresso: “Ingressos limitados: 20 pessoas. Valor único: R$ 2,00.”
Na parte inferior do cartaz, com letras em tamanho reduzido e no mesmo tom vermelho escuro, a seguinte informação: “Dia 10: O espetáculo acontecerá com audiodescrição para pessoas cegas”.
No rodapé do cartaz, da esquerda para a direita, as logomarcas dos patrocinadores do espetáculo, apresentadas da seguinte forma: “Apoio Financeiro: “FUNDAÇÃO CULTURAL DO ESTADO DA BAHIA”; “FOMENTO À CULTURA, Fundo de Cultura”; “SECRETARIA DA CULTURA”; a  logomarca da “SECRETARIA DA FAZENDA” é representada sobre fundo branco e compartilha esse mesmo espaço, separado ao meio por uma barra  vertical preta, com a logomarca “BAHIA GOVERNO TERRA DE TODOS NÓS”; “Produção”: “AMPLA” “produções e eventos”.
Em segundo plano, no canto direito do cartaz, imagem de uma armação de indumentária do universo feminino, disposta de lado, sem cabeça, braços ou pernas, com coloração marrom. Sobre a armação, um espartilho do século XIX que realça e afina a cintura. Por cima da imagem, encontram-se três trevos com três folhas cada, cujos caules se entrelaçam.
No terceiro plano, fotografia antiga de uma mulher jovem, pele clara, trajada em longo vestido preto, ajustado ao corpo, com recorte abaixo do pescoço, o que deixa seus ombros à mostra. Ela olha para a frente, como se estivesse observando algo mais distante. Ela usa um grande e alto chapéu preto. Sua cintura está bem marcada, seus quadris evidenciados, desenhando uma curvatura sinuosa.
Fundo do cartaz em tonalidade sépia. À medida que a tonalidade aproxima-se do cabeçalho e do rodapé, vai escurecendo pouco a pouco até tornar-se preta nas partes superior e inferior do cartaz.

Crédito das Descrições do Cartaz “Alvuras”: Ana Clara Oliveira (roteirista) e Adriana Urpia (revisora), membros do Grupo TRAMAD (Tradução, Mídia e Audiodescrição), coordenado pela Professora Doutora Eliana Franco.
*Vamos aprendendo com durante o percurso, embora estejamos nesta causa há algum tempo tem coisas que nos passam e que não somos informados. Uma dessas é a importância de se descrever o material de divulgação para que a pessoa cega possa saber o que é a imagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário