por Fafá Daltro
Dispositivos, consignas ou proposições, todas essas palavras indicam que algo foi dado para estimular o início de um trabalho. Tais indicações, ao atravessarem os corpos dos dançarinos no espaço cênico ampliam as suas proporções. Assim, e imediatamente, se dá inicio ao trabalho colaborativo que exige atenção redobrada no exercício da escuta, pois se apresentam á percepção varias realidades que necessitam se ajustar no tempo espaço do ambiente cênico. Estar atento aos acontecimentos do espaço cênico que apresentam características fluidas organizadas pelos diversos elementos que constituem a composição coreográfica, tais como: dançarinos, figurino, iluminação, elementos cênicos (objetos tornados poéticos), público, maquiagem, voz e textos. Todos esses elementos imbricados configuram espaços tempos moventes que se distanciam e se aproximam em torno de uma ideia comum, que é a elaboração de lugares significativos para se dar a ver através da dança.
Dispositivos, consignas ou proposições, todas essas palavras indicam que algo foi dado para estimular o início de um trabalho. Tais indicações, ao atravessarem os corpos dos dançarinos no espaço cênico ampliam as suas proporções. Assim, e imediatamente, se dá inicio ao trabalho colaborativo que exige atenção redobrada no exercício da escuta, pois se apresentam á percepção varias realidades que necessitam se ajustar no tempo espaço do ambiente cênico. Estar atento aos acontecimentos do espaço cênico que apresentam características fluidas organizadas pelos diversos elementos que constituem a composição coreográfica, tais como: dançarinos, figurino, iluminação, elementos cênicos (objetos tornados poéticos), público, maquiagem, voz e textos. Todos esses elementos imbricados configuram espaços tempos moventes que se distanciam e se aproximam em torno de uma ideia comum, que é a elaboração de lugares significativos para se dar a ver através da dança.
foto de Edu O.
A dança, o corpo que dança, o espaço
tempo construído por eles se encontram intrinsicamente correlacionados. Sua
dramaturgia construída no exercício da improvisação em cena organiza o tecido
poético concomitante ao momento da realização da ação. Sem passos lugares predefinidos
o corpo improvisador imagina e antecipa prevendo
os acontecimentos que estão por vir, a imprevisibilidade e as incertezas que
acompanham o seu fazer é que retroalimentam os arranjos perceptivos que ampliam
a sua experiência.
ALGUNS DISPOSITIVOS :
1. Arrumar o
espaço rapidamente
2. Foco
3. Somente as
mulheres
4. Público
5. Espaço
vazio no inicio e no fim
6. 18minutos/tempo
Fotos de Agnés Jaubert
1.
Abraços abertos
2.
Foca
3.
Je Táime
4.
Musico independente
5.
Encontro/rendez-vous
6. 5 minutos
1.Ruptura
2.Toque no
inicio
3.Cantos
4.Muros e
ou paredesT
5.Textos e
voz
6.Cantigas
e ça c'est la mort!
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